Dirigentes da Sogipa participaram do 6º Workshop “Construção da visão de futuro” em Curitiba

Membros da diretoria da Sogiga participaram, no dia 23 de maio (quinta-feira), do workshop promovido pela Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba. O evento que reuniu mais de cem profissionais médicos, teve como finalidade coletar dados e informações relevantes para consolidar um diagnóstico da profissão no Estado. O material servirá de base para o planejamento estratégico da entidade para a próxima década.

Durante a atividade os médicos foram divididos em grupos e responderam perguntas sobre a Associação Médica do Paraná. Os profissionais também trataram dos problemas que a classe médica enfrenta e o que terá que ser superado até o ano de 2033.

Dentre os principais desafios citados pelos médicos estão: a qualidade da formação médica; a abertura indiscriminada de escolas médicas; a falta de teste de competências médicas mínimas para o exercício da profissão; a remuneração médica; a invasão do ato médico; a falta de apoio do poder público; os honorários e contratos de trabalho e a Judicialização da medicina.

Como fatores positivos em relação à atuação da Associação Médica do Paraná, os grupos de participantes apontaram o Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), a assessoria jurídica oferecida aos médicos associados, o plano de previdência (AMPPrev) e a prova de residência médica (Exame AMP). Outros pontos fortes lembrados foram a sede física para a realização de eventos, o plano de saúde com parcerias e a representatividade da entidade frente aos fóruns de debate.

Sugestões para fortalecer o associativismo na AMP

Para fortalecer e ampliar o associativismo, os profissionais destacaram a importância da promoção de cursos de gestão e carreira profissional (gerência de consultório e mercado de trabalho), além da realização de campanha de divulgação direcionada aos acadêmicos de medicina e médicos mais jovens. Ainda para esse público foram sugeridas ações relacionadas à defesa profissional, formação de comissões de jovens médicos junto à diretoria e orientação sobre marketing em redes sociais para médicos.

Também foram citadas questões como o apoio aos profissionais na área da ciência e da tecnologia, integração cultural, profissional e científica entre a sociedade médica e a sociedade civil; rede de apoio e orientação (mentoria), investimento em qualificação profissional para o médico (intercâmbio), aproximação das sociedades de especialidade, atuação na promoção e prevenção da saúde dos médicos e educação médica continuada.

Fonte: Associação Médica do Paraná


Pin It on Pinterest